fbpx
Dicas

10 dicas incríveis para você bombar nas suas vendas no Instagram

Por 17/04/2019 Sem Comentários

Este post é para você que não sabe por onde começar, vamos lhe explicar como seguir as 10 dicas para você começar a vender ou até mesmo melhorar as suas vendas.

Lembre-se, seu instagram é um reflexo de quem você é e do que você ama. Não se sinta como se devesse seguir alguma regra. Não existem regras. Faça suas próprias regras.

Então, vamos lá:

Dica 1: Faça um cronograma com as suas postagens

Se você posta no Instagram apenas de vez em quando, ou posta muito num dia e depois esquece dos outros, essa falta de ritmo atrapalha, faz com que as pessoas parem de prestar atenção em você.

Então, que tal mudar completamente a forma como você lida com seu Instagram, a começar por definir o seu cronograma?

É bem mais simples do que parece. Na verdade, são apenas 3 etapas.

Mas antes de falar delas,  é importante que você estabeleça um local aonde vai colocar o seu cronograma. Pode ser num caderno, no Excel, num software como o Trello. Aonde for melhor para você. Só não diga que vai guardar na sua cabeça, pois isso não funciona. Você vai esquecer rapidamente.

Escolhido este local, vamos às três etapas para estabelecer o seu cronograma de postagens:

– Qual será o ritmo de postagens? Quantas postagens você fará por semana? Antes que você me pergunte qual o número ideal, saiba que essa resposta não existe. O mais importante é que você estabeleça um ritmo que consiga cumprir. E lembre-se também que você pode colocar no cronograma todos os formatos de postagens: psots normais, Stories, lives, tudo.

– Defina o tema de cada uma das postagens da semana e faça isso pensando na sua Persona (Se não sabe o que é persona, veja este artigo aqui). Por exemplo, às segundas, você pode fazer um post de produto. Às quartas, um conteúdo para o público, às quintas, uma frase motivacional. Isto é apenas um exemplo para você entender. O importante é evitar que seus posts sejam sempre os mesmos, repetitivos.

– Uma vez que você tenha os temas das postagens, defina então um mês com antecedência. Então, se às segundas você vai postar foto de produo, defina então quais produtos vai postar nas próximas quatro segundas-feira, e assim por diante.

Agora, com o cronograma feito, o desafio é cumprir! Você vai precisar de muita disciplina e muita consistência, mas é um esforço que vale a pena.

Dica 2: Publique conteúdo e não só os produtos

E se você pudesse vender mais produtos apenas publicando no Instagram?

Bem, você pode.

O Instagram é um excelente lugar para anunciar seus produtos. E se você fizer da forma certa, não vai cansar os usuários com propagandas também.

Quando você instiga as pessoas sobre os produtos que estão interessados, e você não os força a comprar nada, eles serão mais propensos a realmente comprar alguma coisa.

Do contrário, pelo menos, se envolverão com sua postagem dando uma curtida, comentando ou compartilhando com um amigo.

Sendo assim, não tenha medo de mostrar seu produto publicando fotos. Faça isso gentilmente.

Dica 3: Tenha um perfil direto, de fácil
comunicação

O seu perfil é a porta de entrada para seus cliente.

Feliz ou infelizmente, a primeira impressão conta muito na concepção de valor.

Por isso, invista numa boa aparência.

Tudo começa na biografia do Instagram.

Escolha uma boa foto para o perfil, coloque seu nome, preencha com contatos e entre outros dados.

No corpo da bio é onde você falar um pouco sobre a sua marca.

Cuidado!

Não coloque muitas informações, ou, se for o caso, organize em tópicos.

Seja direto(a)!

De modo criativo, mostre um diferencial logo de cara!

Dica 4: Mude o seu perfil para Instagram
Comercial

Se você usa o Instagram, deve saber que o lançamento do Instagram for Business representou um salto de qualidade para as marcas que fazem marketing no Instagram. A ferramenta, que deu às empresas a possibilidade de terem um perfil comercial no Instagram, trouxe também o acesso às métricas e a opção dos anúncios!

Quais as vantagens de ter um perfil comercial no Instagram?

Acessar métricas

A primeira, e uma das mais importantes vantagens de ter um perfil comercial no Instagram, é poder acompanhar métricas para entender e otimizar os resultados da sua estratégia nesta rede social.

Com um perfil comercial você poderá acessar dados como:

  • Alcance: número de contas únicas que viram seu post;
  • Impressões: total de views da postagem;
  • Atividades dos seguidores: média de vezes que seus seguidores acessam o Instagram em dia;
  • Visualizações de vídeos: número de vezes que seu vídeo foi visto. A métrica considera replays de mais de 3 segundos;
  • Cliques: número de usuários que acessaram o link da bio;
  • Salvas: número de usuários que salvaram um post seu;
  • Respostas: Dado específico do Stories. Mostra quantas pessoas viram o vídeo e enviaram um direct de lá;
  • Saídas: Outro dado específico para Stories. Mostra quantas vezes um seguidor foi de uma de suas Stories para a de outro perfil;
  • Dados demográficos: gênero, idade, país e cidade dos seus seguidores.
Conhecer seu público

As métricas que você poderá acessar com um perfil comercial no Instagram te ajudarão a conhecer melhor seu público e, claro, otimizar (ou construir) suas buyer personas.

Conhecendo melhor as características do seu público e como ele se comporta no Insta, você conseguirá otimizar sua estratégia, investir nos formatos e abordagens que trazem mais resultados e, claro, mudar a rota sempre que for preciso!

Inserir botões interativos

Outra vantagem de ter um perfil comercial no Instagram é poder inserir, além do link da página na bio, botões interativos com telefone e e-mail da empresa.

Mais uma forma de ajudar seu público a te encontrar, certo?

Promover seus posts

Uma das vantagens mais legais de ter uma conta comercial no Instagram é poder promover suas publicações diretamente do Instagram.

Além de poder segmentar para que tipo de público o post será mostrado, você terá acesso aos dados e relatórios de cada patrocinado.

Dica 5: Faça uma lista de Hashtags

O Instagram permite usar 30 hashtags por publicação. Esqueça as fakenews envolvendo shadowban e o mito de usar apenas 10 hashtags, pois o Instagram já desmentiu. Se a rede social permite 30 hashtags, você deve usar todas com muita sabedoria!

Para se tornar viral no Instagram usando essa estratégia, primeiro você precisa encontrar as hashtags onde a sua conta tem potencial de ficar como publicação mais relevante.

Aqui você terá um pouco de trabalho, mas o resultado faz valer muito a pena:

  • Anote 30 hashtags relevantes. Faça a sua busca de hashtags dentro da opção Explorar, no Instagram. Basta digitar a palavra semijoias e ver as 30 hashtags com maior número de acesso.
  • Visite cada uma das hahstags e dê uma olhada nas principais publicações delas. Aqui é importante priorizar o número de curtidas e comentários das fotos, e também o número de seguidores das contas que estão como “mais relevantes”.

Procure pelas 10 hashtags com maior número de curtidas/comentários, anote outras 10 hashtags com um número razoável de curtidas/comentários e por fim, anote mais 10 hashtags que tenham menor número de curtidas/comentários.

Isso fará com que suas chances de aparecer na aba Explorar, aumente e sua postagem em se tornar viral, recebendo mais curtidas e comentários.

Dica 6: Capricha na qualidade das imagens

Já deu para entender que se não arrumar a casa, produzir conteúdo de qualidade, fotos bacanas e organizar o feed, vai ficar difícil de conquistar o seu cliente, né?

A estratégia para um feed organizado é simples: precisa fazer sentido para o seguidor, com um conteúdo relevante e fotos que transmitem o objetivo da marca, e no fim do dia esse seguidor se tornar também cliente e que ele tenha vontade de acompanhar seus  canais nas redes sociais, porque sabe que vai encontrar material que vai muito além de só vendas.

O resultado de buscas do Pinterest quando o assunto é feed organizado, a barra de rolagem é infinita. Sugestões de cores, estruturas, modelos de feeds e todas as dicas para ter uma vitrine no seu Instagram e uma conta diferenciada na rede social é o que não faltam!

Então, corre lá no Pinterest e pegue sugestões e inspirações para organizar o seu feed. Sobre ter qualidade nas imagens, contrate um fotógrafo que tenha portfólio em fotos de semijoias.

Dica 7: Interaja com os seus seguidores

Poucas ações são tão eficazes para melhorar o engajamento no Instagram do que interagir diretamente com seus seguidores.

Dirija-se à eles, torne as suas publicações pessoais, conheça as  preocupações de seu público e foque nelas, faça que participem nas suas postagens, pergunte, convide a comentar, crie conversas, comente… Se você investir em interagir, eles vão responder. E quando isso acontece, o engagement aumenta.

Por exemplo, a LovelyStreets, uma marca para os amantes de viagens, uma empresa criada por Mr. Wonderful, pede diretamente na sua bio no Instagram que os seus seguidores mostrem suas aventuras usando a hashtag própria criada pela  marca para a ocasião: #lugaresimperdibles. Assim, a marca retuíta o conteúdo de terceiros, cria interação e melhora o engagement.

Dica 8: Use os stories!

O Instagram Stories se tornou parte essencial do Instagram desde seu lançamento em 2016. Não é mais possível pensar em um Instagram sem o uso da plataforma de posts instantâneos e qualquer negócio que está na rede social precisa utilizá-los em sua estratégia.

Diferente dos posts no feed do Instagram, que permitem incluir uma legenda de até 2200 caracteres, não é possível incluir muito texto nos Stories – mesmo nos posts em formato Texto. Por isso, é necessário que pense em seu conteúdo como um slideshow, no qual pode mesclar fotos, vídeos e texto.

Mesmo que possa dividir uma história em blocos, vale lembrar que os Stories do Instagram são dinâmicos. Ou seja, eles não podem ser demasiadamente longos ou seu seguidor irá simplesmente passar para o próximo perfil no momento que se sentir entediado. Quando tiver uma história longa para compartilhar, o ideal é fazer um post no feed ou realizar uma transmissão ao vivo.

Embora não seja possível colocar uma grande quantidade de hashtags como nos posts no feed do Instagram, isso não significa que deve abandoná-las por completo. O mesmo pode ser dito da geolocalização.

Além de permitir tirar fotos e gravar vídeos, os Stories possuem diferentes formatos que pode experimentar e recomendamos que faça um teste. Outros formatos incluem a transmissão ao vivo – que falaremos mais no próximo item da lista -, posts em texto, que não exigem o uso da câmera, e o Boomerang, que tira uma sequência de fotos que vão e vêm.

Superzoom é um formato que grava um vídeo curto dando zoom máximo no elemento central da imagem, enquanto o Mãos Livres permite gravar vídeos sem que precise manter o botão da câmera pressionado. Teste cada um deles e veja qual o formato preferido de sua audiência.

Duas funcionalidades lançadas recentemente são ideais para gerar engajamento através dos Instagram Stories: as enquetes binárias e as enquetes deslizantes.

Dica 9: Crie estratégias para aumentar os seus seguidores

  • Antes de tudo: não compre seguidores, eles se tornarão enfeite no seu perfil.
  • Conecte seu Instagram a outras redes, para aumentar o alcance de suas publicações e elevar as chances de ser descoberto por novos usuários.
  • Use as Hashtags. Usuários encontram suas publicações com mais facilidade. As hashtags devem ter relação direta com a imagem. Coloquem elas no primeiro comentário, deixando a legenda menos carregada.
  • Publique fotos e vídeos que sejam realmente interessantes, garantindo curtidas e chamando a atenção.
  • Esteja sempre presente, mantendo o público interessado. Seja um “heavy user”: curta, comente, salve e compartilhe.
  • Invista em posts patrocinados, pois potencializa os resultados de suas campanhas. Faça segmentação.
  • Torne o seu perfil mais interessante, testando conteúdos diferentes. Invista em vídeos e fotos.
  • Aprenda com a concorrência. Conheça melhor o público da concorrência e aprenda novas estratégias.
  • Promova sorteios exclusivos. Faz com que mais usuários conheçam e interajam com seu conteúdo. Ofereça algo valioso. Estabeleça que o usuário deve seguir e marcar outros usuários.
  • Entenda como funciona a rede. Monitore e analise os resultados, e possibilite melhorias.

Dica 10: Defina e conheça o seu público-alvo

Você está cometendo erros graves e está comprometendo os resultados do seu negócio e do seu perfil ao não definir seu segmento no mercado e não encontrar seu público-alvo no Instagram!

Para definir o seu público-alvo, você precisa considerar as seguintes informações:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Poder aquisitivo;
  • Classe social;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;

A definição do seu público-alvo pode levar certo tempo e esforço.

Por isso, faça pesquisas e reúna dados de clientes atuais, analise as informações e sempre observe!

Quando mais informações você conseguir reunir do perfil do seu público, melhor visão e conhecimento você terá deles.

Dessa forma, você poderá criar estratégias segmentadas, personalizadas para cada tipo de público.

Pois quando você leva a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa do seu público-alvo, você se aproxima e a conquista, aumentando as chances dela se tornar uma cliente.

Então, curtiu as nossas dicas? Fiquem sempre alertas em nossas redes sociais, em breve teremos mais dicas para melhorar as vendas do seu negócio!

Deixe uma Resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.