fbpx
Dicas

WhatsApp: 8 Dicas para aumentar suas vendas usando o aplicativo

Por 20/04/2019 Sem Comentários

O WhatsApp é um meio de contato muito interessante, já que as pessoas estão sempre com o celular na mão ou no bolso.

Por isso, nós separamos algumas dicas que você pode começar a aplicar hoje mesmo em seu negócio para usar o WhatsApp como um canal de vendas, confira!

Dica 1: Utilize lista de transmissão e não crie grupos

Na lista de transmissão, cada pessoa vai receber essa mensagem de maneira privada. Você envia a mesma mensagem para todo mundo da lista de transmissão, mas a pessoa recebe de forma individual.

Essa é a diferença de um Grupo no WhatsApp para uma lista de transmissão: no Grupo, todo mundo envia mensagem para todo mundo e cria-se uma sala de bate-papo. Na lista, você e seu cliente conversam de maneira individual, mas o envio da mensagem que você faz é para todos de uma só vez!

Cada lista de transmissão suporta 256 contatos, ou seja: você pode criar quantas listas quiser, segmentadas de acordo com o perfil do seu cliente.

Você passa a ter um relacionamento com sua lista, pode enviar novidades, promoções, esclarecimentos, mensagem de bom dia e muito mais para atrair a atenção dos seus clientes.

Como fazer uma lista de transmissão no WhatsApp

Para criar uma lista de transmissão no WhatsApp, você deve:

  1. O primeiro passo é gerar contatos e adicioná-los em sua agenda.
  2. Reforce com seu cliente que ele precisa adicionar o seu número na agenda dele também.
  3. Abra o WhatsApp.
  4. Abra tela de conversas do WhatsApp.
  5. Clique em Nova transmissão e escolha Nova Lista.
  6. Vai aparecer os contatos que você pode adicionar.
  7. Selecione os contatos e toque no ícone de criar.
  8. Feito isso, vai abrir a sua primeira lista.
  9. Altere o nome da lista.
  10. Você pode colocar ou remover pessoas de uma lista.
  11. Prontinho, sua lista está criada com sucesso!

IMPORTANTE: para que essa conversa com as listas de transmissões aconteça da melhor maneira possível, você precisa pedir para que seus clientes adicionem seu número de contato do WhatsApp na agenda deles, ok?

Dica 2: Tenha bom senso na quantidade de mensagens que você vai mandar

A mão de marcar “bloquear contato” chega tremer! Aqui, o que vale é o bom senso. O que você faria se recebesse todo dia uma mensagem promocional de uma empresa que não te interessa, e que você sequer lembra de feito “opt-in”(aceitado receber informações)? O marketing pelo WhatsApp funciona, mas precisa ser muito bem feito para você não correr o risco de ter seu número bloqueado pelo aplicativo.

O que significa ser bem feito?

  • Opt in: Só mande mensagens por WhatsApp para quem te deu essa permissão expressa, seja durante uma conversa com sua empresa, seja se inscrevendo em uma lista que você divulgou. Se em algum momento a pessoa indicar que não quer mais receber mensagens, remova-a imediatamente. Senão, pode ter certeza que na próxima mensagem ela vai te bloquear.
  • Relevância: Você não quer anunciar desconto na pet shop pra quem não tem bicho de estimação. O cliente pode ter se cadastrado para receber promoções, piadas, receitas, notícias, dicas, ou o que for, e você tem que cuidar para que as mensagens que você manda se atenham ao que ele escolheu e sejam sempre relevantes para esse tipo de público.
  • Frequência: Não seja chato. A menos que o cliente tenha aceitado expressamente receber mensagens todos os dias, mantenha uma frequência mais baixa, no mínimo semanal, ou conforme o cliente solicitar.

Dica 3: Também ofereça conteúdo em vídeos, áudios

É importante criar engajamento através de áudios, vídeos, textos e buscar também divulgar os perfis das suas outras redes sociais. Uma boa estratégia é fazer um resumo de uma postagem no seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto. Mas nada de exagerar no número de postagens, é necessário usar o bom senso e deixar sempre uma mensagem no final que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da lista. Existem negócios que uma única mensagem por semana basta, já outros você precisa interagir com o cliente com mais frequência. Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia.

O ideal é criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

Dica 4: Conheça e utilize o WhatsApp Web

O WhatsApp Web no PC permite acessar o app mensageiro pelo computador, usando apenas o seu navegador de Internet como Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Microsoft Edge. Para isso é necessário, parear o celular com o browser, usando um código chamado “QR Code”. Além dele, o WhatsApp Desktop também chegou com uma versão para instalar na máquina, bem semelhante. Aproveite os recursos de mensagens para conversar, enviar fotos, vídeos, organizar contatos, grupos, arquivar recados e mais funções.

Dica 5: Crie estratégias através de cupom de desconto

Uma ótima maneira para aumentar as vendas é utilizar cupons de desconto. O ideal é criar uma lista de divulgação, apenas com os contatos que não lhe responderam, e enviar um código ou uma imagem, para que eles possam lhe mostrar o print e assim, receber o desconto.

Dica 6: Crie uma campanha de vendas

Você já parou para considerar que uma campanha de vendas no Whatsapp pode ser a solução que você tanto procura para divulgar seu negócio? É isso mesmo! Pesquisas recentes demonstraram que 74% dos brasileiros já se mostram bastante receptivos em interagir com suas marcas preferidas por meio desse aplicativo. Então por que não aproveitar a oportunidade para começar a divulgar seu negócio?

Antes de colocar em prática a sua campanha de vendas no Whatsapp, a primeira coisa a ser feita é um bom planejamento. Nele, é preciso definir quais objetivos e metas você espera alcançar com sua campanha.

Digamos que queira aumentar em 20% o número de vendas. Você já possui contatos suficientes para conseguir atingir essa meta? Não proponha metas acima da sua capacidade, pois caso não consiga alcançá-las, poderá pensar que o erro está na estratégia, sendo que o problema está na má elaboração do projeto inicial.

Para conseguir atingir sua meta e alcançar o objetivo de aumentar suas vendas com uma campanha no Whatsapp é necessário possuir contatos suficientes, logo, deverão ser elaboradas algumas estratégias para realizar a prospecção de contatos novos.

Lista de contato pronta? Então procure iniciar um relacionamento com essas pessoas, pois seu sucesso com o Whatsapp Marketing será baseado na confiança que o cliente mantiver com a sua marca.

Uma venda não termina quando o cliente fecha uma compra, sendo assim, o Whatsapp também poderá ser utilizado para fortalecer seu pós-venda.

Uma boa forma de solidificar sua marca e manter seus contatos é valorizar sempre os seus clientes. Trate-os como verdadeiros amigos, crie uma agenda específica com seus gostos, com detalhes que façam a diferença. Um cliente satisfeito e que confia em seu produto, com certeza indicará um amigo e, dessa forma, ampliará o seu poder de vendas.

Crie mais promoções para atrai-los e incentive o compartilhamento da sua campanha em troca de algum brinde ou desconto. Ofereça suporte e atendimento para sanar dúvidas e busque manter um canal direto de comunicação com seus contatos. Isso vai gerar maior credibilidade para sua empresa.

Fazer uma campanha de vendas no Whatsapp pode ser o diferencial para que sua empresa possa vender mais, por isso, torne essas campanhas mais profissionais. Busque especialistas que entendam do assunto e que possam entregar as melhores soluções para o seu tipo de negócio.

Dica 7: Use e abuse dos gatilhos mentais

Gatilhos mentais são uma técnica de convencimento do usuário, tocando em aspectos considerados chave para a sua tomada de decisão.

Pode ser, por exemplo, o gatilho da escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe.

Ou o da urgência, que o induz a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única.

Seja qual for a sua estratégia, o segredo é saber mexer com as emoções do cliente e tirá-lo da zona de conforto.

Dica 8: Cuide bem da sua identidade no WhatsApp

Não misture o pessoal com o profissional, se você tem um smartphone que caiba dois chips, utilize um número diferente para criar um perfil profissional. Para isso, existe o WhatsApp Business, onde você poderá ter dois aplicativos com os mesmos contatos, mas com uma “pegada” diferente. Mas se você não tem dois chips ou não quer ter outro chip, saiba utilizar o WhatsApp da melhor maneira possível, sem ficar enviando piadinhas, correntes, ou qualquer conteúdo que não tenha relação com o seu negócio.

 

Então, curtiu as nossas dicas? Fiquem sempre alertas em nossas redes sociais, em breve teremos mais dicas para melhorar as vendas do seu negócio!